O blog na rua

De vez em quando o blog sai do espaço virtual para o real e divulga as LITERATURAS AFRIKANAS na rua. A convite de organizações africanas ou de promoção de atividades culturais africanas, o blog insere-se em eventos culturais e sócio-políticos, contribuindo com uma banca de exposição e venda de livros para que as literaturas afrikanas sejam mais conhecidas e valorizados por africanos, afrodescendentes e todas e todos que procuram conhecer e celebrar a africanidade.
Contacto para convidar o blog : literaturasafrikanas@gmail.com
 
 

17 de dezembro

A convite do teatro UM COLETIVO, do teatro IBISCO e da Associação de Moradores da Apelação o blog participaou pela primeira vez no Concelho de Loures na festa de Natal com uma banca de livros de autorias africanas e afrodiaspóricas, com um foco em livros infantis e de origens caboverdiana e guineense. Foi no domingo, das 10 às 18 horas, no Largo 25 de Abril ao pé da igreja da Apelação e acompanhando uma forte programação local. Que dia lindo !

16 de dezembro

A convite da Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe MEN NON o blog participou na Feira de Natal no Centro de Recursos no Bairro Padre Cruz a partir das 11 horas. Haverá banca de literatura infantil africana e afrocentrada, mas também livros de autorias africanas - sobretudo novidades de 2023! 
 

27 de outubro

 A convite da comissão organizadora o blog participou na conferência de homenagem à escritora Ana Paula Tavares na sexta feira, dia 27 de outubro, na Faculdade de Letras de Lisboa, no Anfiteatro III, das 9.00 às 19 horas.

Houve uma banca de livros  da Ana Paula Tavares e antologias com textos da sua autoria, mas também  alguns livros das pessoas homenageadoras, antologias de poesia angolana e obras selecionadas de autorias angolanas também.  

A festa foi linda !!!!

30 de setembro

Bem haja LAREDO Associação Cultural ! Finalmente o blog pôde  participar num festival de contos que não só se realizou num território com forte população afrodescendente - no Monte Caparica, Município de Almada , mas também contou na sua programação com grandes contadores e contadoras do continente africano: Olinda Beja, Ângelo Torres, Miguel Sermão, Corsa Fortes - vejam a programação aqui . O festival durou 3 dias, mas a banca de livros com literatura de tradição oral africana esteve aberta só no sábado, dia 30 de setembro, na Biblioteca Municipal no Monte Caparica.  Grandes momentos !

23 de setembro

A convite da Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe MEN NON o blog participou na celebração do Dia da Mulher Santomense no sábado, dia 23 de setembro no ISCTE,  em Lisboa . A programação recheadíssima deste evento solidário foi acompanhada por uma feira do livro da Men Non que foi complementada por uma banca de livros de autoras santomenses e outras autoras africanas e caribenhas de países insulares.  Muita gente aproveitou para passar um dia maravilhoso e explorar horizontes conhecidos e desconhecidos. 

Bem hajam a todas e a todos !

 

16 de setembro

Que emoção !!!A convite da Associação dos Cavaleiros de S.Brás o blog participou no sábado, dia 16 de setembro no grande encontro de batukaderas da Grande Lisboa por ocasião do 6º aniversário das Batukaderas Bandeirinhas.  Uma pequena banca de livros alusivos ao batuque e finaçon de Cabo Verde no casal da Boba acompanhou a festa . VALEU !!
 

 

11 de julho

 Mais um convite do teatro Meridional de Lisboa : no rescaldo das celebrações do aniversário da Independência de Cabo Verde o blog participou neste espectáculo único com uma banca de livros de autorias caboverdianas de música e poesia deste país.

A banca esteve aberta das 20 às 21 horas como introdução ao espectáculo às portas do teatro Merdional. Valeu!

 

17 e 18 de junho

E mais uma vez o blog participou na Festa da Diversidade em Lisboa, na Ribeira das Naus no fim de semana 17 e 18 de junho.  Um programa muito diversificado e rico no palco, e não só, foi acompanhado por uma banca de livros de autorias africanas e afro descendentes com um foco especial em religiosidade/espiritualidade, Lisboa Africana, cabelo afro, LGBT _ afro, e,  Amílcar Cabral - Sempre.

Que grande Festa de celebração da Igualdade e da Diversidade!Valeu!

 

27 de maio


A convite da PADEMA - Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana - o blog participou nesta grande feira da cultura africana em celebração à unidade africana. Nosábado, dia 27 de maio, das 11 às 20 horas houve banca com livros de autoria africana com temáticas mais pan-africanistas, sobre lutas de libertação no continente, de e sobre prémios Nobel africanos e alguma literatura infantil nestas áreas também. Que celebração em ótima companhia !

22 a 26 de maio

A convite do NEA ( Núcleo de Estudantes Africanos) do ISCTE em Lisboa, o blog participou na Semana de  África com uma banca de livros que acompanhou uma programação muito diversificada . Lembrando a programação aqui.

De 22 a 25 de maio a partir das 12 horas puderam encontrar livros de autoria africana nas áreas de literatura, filosofia, sociologia, lutas políticas e muito mais, sempre numa perspectiva  panafricanista.

Que grande celebração ! Valeu!

18 de maio

A convite do Núcleo de Estudantes Africanos do ISCSP de Lisboa/ Ajuda, o blog participou nas celebrações do dia África com uma banca  pan-africanista, com algumas excepções, nomeadamente uma mesa dedicada a literatura escrita em língua caboverdeana e em kriol da Guiné - Bissau. Foi um sucesso!

Desfrutámos de uma programação cultural recheada no dia 18 de maio, das 10 às 20 horas . Valeu!

 

27 a 30 de março

A convite do agrupamento escolar de Mira e da Câmara Municipal de Mira o blog acompanhou uma residência artística sobre máscaras e oralidades no Museu do Território de Gândara  em Mira. De segunda a quinta feira, nos horários do museu o público pôde  apreciar livros de autoria africana sobre máscaras, obras de e sobre tradição oral africana, com um enfoque especial na angolana. A festa foi ótima !

 

 11 de março

Que dia ! !!!! No sábado, dia 11 de março, o blog  participou na celebração do dia internacional da Mulher da Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe - Men Non

Poderam encontrar uma banca de literatura escrita por mulheres africanas nas várias diásporas do mundo e que tiveram como tema justamente as vivências e os desafios nesta situação. E, claro, sempre umas novidades.....

  DEsde das 12 horas no Centro de Recursos no Bairro Padre Cruz em Lisboa até (quase) ao final do baile.  Que grande celebração da mulher africana! Valeu!

 22 de janeiro

O ano de 2023 começou em grande !!! A primeira saída do blog dirigiu-se, a convite da Associação Cavaleiros de São Brás, ao Casal da Boba na Amadora. Uma banca (quase exclusiva) com obras de  e sobre Amílcar Cabral acompanhou uma programação riqu+issima e muita participadade homenagem comunitária por ocasião do cinquentenário do seu brutal assassinato.

A banca esteve aberta desde as 12 horas à frente das instalações da associação, na Rua Jacinto Batista, nº4.  Quem procurou textos para a sessão de "open mic" , aqui os encontrou.....

Um dia inesqucível. Valeu!

17 a 21 de outubro

O blog viajou para Coimbra ! A convite do ciclo AFRO-PORTUGAL : CONTAS DE TORNA-VIAGEM foi montada uma banca muito especial de livros no Teatro Gil Vicente em Coimbra : de segunda a sexta - feira, a partir das 15 horas,com obras de autorias afroportuguesas e algumas afroeuropeias com temáticas variadas como teatro, cinema, artes plásticas, histórias e histórias dos movimentos negros em Portugal e suas influências recíprocas  internacionais, incluindo as lutas de libertação, assim como obras teóricas e literárias ligadas a questões de antiracismo, violência policial, identidades, memórias coloniais e vivências várias. 

Tudo isto integrado num ciclo com programação riquíssima e muito diversa a consultar aqui.

 FOi maravilhoso ! Bem haja Coimbra pela calorosa recepção.

 

18 de setembro

 A convite da associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe - Men Non- o blog participou na banca de livros deste congresso de celebração do Dia  da Mulher Santomense no dia 18 de setembro durante o dia todo.  Vejam aqui o maravilhoso programa desta jornada.

 Além de livros de mulheres escritoras/ poetas/ensaistas/ artistas/  pesquisadoras santomenses a banca apresentou obras clássicas e algumas novidades editoriais de autorias femininas africanas. 

 Aconteceu no Fórum Lisboa em Lisboa! Que grande celebração!

3 de setembro

A convite do Centro Cultural de Cabo Verde o blog acompanhoueste workshop deslumbrante sobre  música caboverdeana com Gil Moreira e Adriano Reis com uma pequena banca de livros de autoras e autores caboverdeanos sobre música e músicos caboverdeanos.

A banca esteve aberta desde as 15 horas no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa. Que privilégio !! Que  grande celebração !

26 a 28 de agosto

E já passou - a Biblioteca Municipal de Beja retomou o Festival das Palavras Andarilhas e convidou o blog a marcar presença nesta grande celebração da palavra falada.  De 26 a 28 de agosto ppuderam descobrir uma banca de livros de e sobre a tradição oral africana, com um foco muito especial em provérbios africanos. O blog acompanhou a programação oficial do evento (aqui ) com sessões paralelas no Jardim Público perto do Mercado dos Livreiros  com o poeta angolano Zetho Cunha Gonçalves e o dramaturgo e poeta moçambicano Venâncio Calisto. Valeu !!!

 30 e 31 de Julho


A convite da PADEMA - Plataforma de Desenvolvimento da Mulher Africana - o blog participou em mais uma edição da celebração do dia da Mulher Africana com uma banca dedicada a obras de mulheres africanas com experiência de migração. A programação foi vasta, incluindo exposição de fotografia , bancas de arte e artesanato, gastronomia, teatro, apresentações livros variados, debates e , claro, gastronomia. Vejam mais pormenores aqui  aqui.

 Que festa!       

 6 a 8 de julho


A convite da organização do 11º congresso ibérico de estudos africanos o blog participou neste grande encontro de reflexão sobre as várias facetas africanas com uma banca quase exclusivamente composta por publicações oriundas de países africanos.

Nos dias 6, 7 e 8 de julho, pôde-se  apreciar a mostra de obras de autorias africanas do mercado editorial africano cada vez mais ativo . No hall de entrada da Faculdade de Letras de Lisboa. Que grande aportunidade de trocas de ideias e experi~encias !!!

18 e 19 de Junho 


Após 2 anos de interrupção, o Festival da Diversidade voltou à Ribeira das Naus com toda a força e o blog participou também. Este ano com literatura infantil antirracista, afrofuturismo, literatura africana LGBT, BD africana e muita literatura da luta anticolonial e antirracista. Muitos desfrutaram  a programação fantástica e as bancas das associações e iniciativas presentes. A festa foi ótima !!!

 

 

5 de junho 


O blog participou no domingo, dia 5, nas comemorações do dia Internacional da Criança, organizadas por Solange Salvaterra Pinto e a Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe. A  programação  riquíssima foi complementada com uma banca de livros infantis que garantissem a representatividade africana e afrodescendente.  Houve muita alegria, música e leituras  na sede da AECOPS no Castelinho das Portas de Benfica ! Valeu !


4 de junho

Mais uma edição do Chá de Beleza Afro  em Lisboa e mais uma vez o blog foi convidado a participar com uma banca de livros de autoria africana e afrodescendente - feminina- claro.  A temática "Vive o teu Sucesso" foidesafiante e a seleção dos livros também.  Mais uma tarde poderosíssima ! Gratidão .

 28 de maio de 2022

Homenagem a José Craveirinha


O blog associou-se à homenagem do poeta José Craveirinha no sábado, dia 28 de Junho na Galeria Verney em Oeiras com uma banca de livros dedicada à obra deste grande poeta moçambicano. Houve recital poético e conversas de luxo com Elsa de Noronha, Venâncio Calisto, Sheila Jesuita e outras companhias. DAs 14.30 - 15.45 horas. A festa foi boa !

 25 de maio

Celebrámos o dia de África ! A convite dos núcleos de estudantes africanos da Universidade Nova e do ISCSP o blog participou nas celebrações que juntaram vários núcleos de Lisboa no ISCSP em Lisboa. A banca de livros panafricanistas esteve aberta até ao final dos programas - grandes conversas !!!.Para o ano há mais!

 

 30 de abril

A convite da associação de mulheres de São Tomé e Príncipe MEN NON  o blog participou nesta tertúlia em homenagem à grande poeta santomense Alda Espírito Santo com uma banquinha de livros com poesia dela. A banca esteve montada até ao final do evento,  no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa acompanhando um programa riquíssimo e cheio de surpresas. Verifiquem aqui pormenores do evento  ! Que celebração memorável!!

 

 23 e 20 de abril

A convite do TES - Teatro de Experimentação dos Sentidos - o blog acompanhou a performance
na casa Mocambo em Lisboa, nos sábados 23 e 30 de abril com uma micro-banquinha de livros de autoria africana e afrobrasileira  que inspiraram o elenco para este evento. Que grande celebração ! Valeu!

12 de março

 
Foi com grande prazer que o blog aceitou o convite da SMUP para acompanhar a projecção do filme ALCINDO, seguido de uma conversa e de concertos com uma banca de literatura antirracista de autoria negra e africana.  Foi no sábado na Parede, numa sessão muito poderosa . Foi a primeira banca de 2022 com muito sentido!!!  Bem haja.

23 de Outubro


A convite da Feira Ponto e da Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe - Men Non -  o blog participou com algumas obras seleccionadas de autoras e autores de São Tomé e Príncipe nesta primeira feira do empreendedorismo e networking de São Tomé e Príncipe. Vejam mais detalhes aqui.

Foi no dia 23 de Outubro com programa cultural, tertúlias e músicas na Casa Capitão em Lisboa !!!A festa foi boa!

 23 e 24 de Outubro


A convite do Festival Passa Palavra - Festa dos ofícios do narrar - o blog esteve no Mercado Municipal de Oeiras no fim de semana, 23 e 24 de outubro. Vejam o programa completo do Festival  aqui!

Com uma banca seleccionada de livros de autorias africanas e afrodescendentes, contos tradicionais e de autor quase exclusivamente de editoras africanas.

Os focos especiais deste ano foram  livros em que a escrita e a ilustração são da mesma autoria e livros de escritoras e escritores de origem africana que vivem ou viveram no Concelho de Oeiras . 

Sábado e domingo, das 10 às 20 horas, no 1º andar do Mercado no centro histórico de Oeiras, onde houve também programação riquíssima . Valeu!!!


9 de Outubro

 

A convite do Chá de Beleza Afro o blog participou no evento sobre "Os desafios da Mulher Negra no Mundo do Trabalho".  Prometeu e cumpriu ! Que celebração poderosa!

A banca vai celebrar a escrita feminina e feminista africana e afrodescendente ligada a esta importante temática - e não só!

Foi no dia 9 de Outubrono Restaurante / Espaço Cultural Espelho de Água em Belém - Lisboa.

VALEU!!! 

18 de setembro


A convite da Galeria Municipal Verney de Oeiras o blog participou no II ENCONTRO DE CULTURAS com uma banca especial de livros de autorias africanas e afrobrasileiras, com especial destaque para tradições orais angolanas e caboverdianas,  e  algumas obras de ficção angolanas  e afrobrasileiras.

Foi no sábado dia 18 na Galeria Municipal Verney de  Oeiras que a banca acompanhou a programação sobre multiculturalismo e identidades.

Grandes encontros e conversas!


 

 

12 de setembro


Após um grande intervalo de Verão pandémico, o blog voltou à rua. A convite da Tertuli'Ana o blog participou no Encontro de Culturas Poéticas  com uma banca especial de poesia de autorias caboverdianas, santomenses e moçambicanas, quase exclusivemente publicada por editoras africanas.  . Foi no domingo, dia 12 de setembro, na TeatroEsfera em Monte Abraão, às 16 horas. 

Que evento fantástico!!


26 de junho

Segundo Sacrifício - Cineteatro de Elvas

Foi neste sábado, 26 de junho. A convite do grupo de teatro UMCOLETIVO, o blog participou na apresentação da peça de teatro "Segundo Sacrifício", baseada em poemas do grande poeta caboverdiano João Vário. 

 Vejam aqui    mais pormenores desta arrojada encenação.

A banca apresentou as obras do poeta, acompanhadas por antologias de poesia caboverdiana e  peças de teatro e fanzines  de autorias caboverdianas.

No cineteatro de Elvas, a banca foi prestigiada pelo elenco da peça e um público muito interessado.

Valeu!!!

19 de junho

Foi este sábado, 19 de junho, que o blog esteve em Beja a convite do Núcleo de Estudantes Africanos de Bejapara acompanhar um riquíssimo programa cultural no campus do Instituto Politécnico da mesma cidade.

Desde as 15 horas tivemos um  espectáculos de teatro e música da Guiné Bissau e de uma banca de livros com um foco na literatura guineense. E destaque, sempre, para Amílcar Cabral!
A festa foi ótima!! Que grande celebração em tempos difíceis. Valeu!

15, 22 e 29 de maio

Mês de África na Quinta da Princesa


Finalmente o blog atravessou o Tejo para a margem Sul!!! A convite dos Tutores do Bairro o blog participou nas celebrações do mês de África no bairro da Quinta da Princesa / Amora Seixal em 3 sábados - dias 15 , 22 e 29 de maio no terminal/início da carreira dos autocarros da linha 149 das 13 às 19 horas.

Houve bancas evolutivas de livros de autoras e autores africanos e afro-descendentes sobre várias temáticas africanas, incluindo também poesia, banda desenhada, contos, romances, biografias e muito mais .....

Muito grata pela generosidade e a hospitalidade !

27 de maio

Participando nas celebrações do Dia e Mês de África da Roda Viva PALAVRAS VOZES E RITMOS o blog esteve na quinta feira, dia 27 de maio  no Lavadouro Público de Alfama, mesmo em frente do Restaurante Roda Viva, com uma banca panafricana e panafricanista, sem fronteiras.

Literatura, História, Sociologia, Filosofia e muitas outras temáticas de autoria africana estiveram em destaque.

Que exepriência maravilhosa!!!!

 

23 de maio 


A convite do coletivo CULTURA NO MURO o blog participou com muito prazer no evento  , CICLO SEM FIM sobre Feminismo Negro, já este domingo, dia 23 de maio, a partir das 15 horas , na Parede, na SMUP - SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO PAREDENSE R. Marquês Pombal 319.

Acompanhando uma programação de luxo com momentos de grandes emoções  houve uma banca com livros e fanzines selecionadíssimos de autoras  negras de vários universos geográficos e sociais, desde poesia, histórias de vida, prosa, textos teóricos, .....Sempre com uma perspectiva afrofeminista no centro.

Que celebração!!!

 21 de maio

Acompanhando a conferência "Desafios das línguas nacionais e da língua portuguesa nalguns países da CPLP", o blog participou com uma banca de livros de autoria africana  escritos em línguas nacionais ou em versão bilingue com o português. Haverá também dicionários e gramáticas de várias língua nacionais africanas e, até, do Brasil.

Uma mesa especial foi consagrada a obras das e dos ilustres palestrantes da conferência e do programa de acompanhamento. 

Vejam a programação do evento  aqui.  

Esta celebração da palavra africana (e não só) aconteceu  na sexta feira , dia 21 de maio, no "Bistrô Crioulo" do Centro Cultural de Cabo Verde , na Rua de São Bento, em Lisboa.  Valeu!


 

30 de abril de 2021

SEGUNDO SACRIFÍCIO

no Festival Internacional de Teatro em Beja


A convite do Teatro O COLETIVO, o blog participou na apresentação da peça de teatro SEGUNDO SACRIFÍCIO- a partir de poesia do poeta caboverdiano João Vário - com uma banca dedicada à obra do poeta,  acompanhada por antologias de poesia caboverdiana, peças de teatro  e alguns fanzines de autoria caboverdiana . Uma celebração das artes da palavra do arquipélago.

Aconteceu na sexta feira, dia 30 de abril, a  partir das 18 horas no teatro Pax Julia em Beja. 

Bem haja pela visita  do Núcleo de EStudantes Africanas de Beja !

 

3 a 10 de Março

Lançamento edição comemorativa 110 anos 

 Jornal O NEGRO


O blog foi convidado a acompanhar o lançamento da edição comemorativa do 110º aniversário do Jornal O NEGRO com uma banca virtual de livros.

Houve uma seleção de livros do universo africano, afroportuguês, afrobrasileiro, e afroamericano da viragem dos séculos XIX e XX, assim como uma pequena seleção da continuidade do espírito deste jornal.

Que lançamento fantástico e estrondoso!!!

A divulgação foi feita na página de facebook do   Jornal O NEGRO 110 anos


 
 17 de dezembro de 2020


A última saída do blog  de 2020 foi para as Caldas da Raínha! A convite do grupo de teatro que estreou a peça "O alguidar que chora ou a história das pedras que falam", o blog participou neste evento com uma banca muito especial, inspirada nesta mesma peça moçambicana e universal:

Peças de teatro de autoria africana e/ou afrodescendente,  literatura sobre teatro africano , livros de tradição oral moçambicana e afro-feminismoforam os focos da banca, inspirados nesta peça muito especial.

A banca foi muito bem recebida pelo público do evento  no  Teatro da Raínha, nas Caldas da Raínha. Bem haja a todas e a todos.


 

 18 de novembro


A convite da Casa Mocambo em Lisboa e do dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto o blog participouy no sarau poético em homenagem ao poeta moçambicano Eduardo White com alguns convidados especiais. Vejam os pormenores aqui
O recital poético-musical começou às 18 horas, mas a banca de livros de Eduardo White e de antologias de poesia moçambicana já pÔde ser visitada a partir das 16 horas até ao final do jantar.
O evento foi transmitido em direto pela revista literária moçambicana LITERATAS. Vejam aqui
 
17 e 18 de outubro

O blog foi convidado a participar mais uma vez no Festival de Narração de Oeiras PASSA A PALVRA com uma programação adaptada aos contextos difíceis actuais. Vejam aqui

 No fim de semana 17 e 18 de outubro , no 1º andar do Mercado Municipal de Oeiras, estava exposta  uma selecção muito especial de livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes . O foco deste ano esteve em obras de e sobre Moçambique, em livros infanto-juvenis com representatividade negra e livros com discursos e entrevistas de ativistas e léderes  africanos e afrodescendentes.

Sábado e domingo, das 10.30 às 20 horas, com máscaras, gel e algumas regras específicas - fomos poucos mas muito bons!!!

 
18 a 20 de Setembro


Que festa boa!
 O restaurante e espaço cultural  Casa Mocambo convidou o blog a acompanhar o fim de semana de programação musical e gastronómica no âmbito do Festival TODOS em Lisboa.

Foi um prazer enorme de iniciar este novo período cheio de desafios com uma banca muito especial com livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes sobre música, musicalidade, biografias musicais, escritas de profissionais da música e muita outra literatura para todas as idades com um foco especial nas mornas, na música angolana e no rap urbano.

De sexta e domingo, a banca de livros esteve aberta a partir das 17 horas pela noite dentro no Restaurante Mocambo em Lisboa, na   Rua do Vale de Santo António 122A. Foi muito bom!

 
 
 
12, 19 e 26 de Julho 
A convite do escritor José Eduardo Agualusa e do Espaço Espelho de Água em Lisboa , o blog  acompanhou as tertúlias dominicais de 12 , 19 e 26 de Julho com antologias de literatura angolana e os livros dos autores convidados : Ana Paula Tavares, Nicolau dos Santos, Fernando Fonseca Santos, david Borges, Zetho Cunha Gonlaves, Kalaf e Yara Monteiro. Que encontros bonitos!
12 a 26 de Julho

Foi um prazer enorme e uma honra poder inaugurar a época de bancas das LITERATURAS AFRIKANAS de 2020 com a colaboração com a Feira do Livro de São Tomé e Príncipe, organizada pela Associação Mén Non.
 
A Mén Non – Associação das Mulheres de S. Tomé e Príncipe em Portugal, convidou a todos os são-tomenses e amigos de São Tomé e Príncipe a participarem na X- Feira do Livro de São Tomé e Príncipe em Portugal, enquadrada nos festejos do quadragésimo quinto aniversário da Independência de S. Tomé e Príncipe.
Em tempo de confinamento, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o digital e as redes sociais permitem-nos encurtar as distâncias e, de certa forma, continuar "de portas abertas".
 De 12 a 26 de Julho pudemos encontrar obras de autoras e autores santomenses no facebook https://www.facebook.com/mennon.associacao e no site www.mennon.orgwww.mennon.org . Foi um sucesso - os livros viajaram até ao Brasil  e para Macau. Parabéns, Men Non!!

7 de dezembro
A convite da Biblioteca de S. Lázaro, a mais antiga biblioteca municipal de Lisboa, o blog participou no sábado, de 7 de dezembro, numa feira do livro infantil.
Livros infantis de autoras e autores africanos e afrodescendentes estiveram no foco desta banca num abiente aconchegado, em companhia de outras livrarias e editoras. E de muita animação para a leitura.
A festa foi linda!

23 e 24 de novembro

A convite da Oficina da Edição o blog participou nos Dias de edição independente com programação interessantíssima em Benfica, no Palácio Baldaya .

Estaivemos presentes com as publicações do projeto editorial FALAS AFRIKANAS, com alguns fanzines do projeto AFROFANZINE e alguns fanzines circunstanciais de eventos anteriores.



A festa foi ótima, e melhor ainda o debate sobre a literatura infantil afrodescendente!

5 de novembro de 2019
Pela terceira vez o blog foi convidado a participar na Gala de Fados solidária

 a favor dos projetos de leitura e educação infantil daONG AID GLOBAL no Chibuto, Moçambique.

Na terça feira, das 21 às 23 horas no Cinema S. Jorge em Lisboa,

esteve montada uma banca com obras de autoras e autores moçambicanos :

  literatura infantil, contos tradicionais e populares, ficção e poesia de mulheres moçambicanas e algumas edições especiais.

1 EUR da venda de cada livro foi doado para a causa - 19 EUR.
Valeu !

18 de outubro de 2019
O Verão acabou e as LITERATURAS AFRIKANAS foram à rua 
no  dia 18 de outubro.

A associação de estudantes africanos da Universidade Autónoma de Lisboa celebrou uma tarde africana e convidou o blog a participar. Vejam a programação do evento aqui.

Desta vez houve livros de autoras e autores africanos desde os clássicos das lutas pelas independências africanas, prémios Nobel africanos,  cientistas na área da filosofia, ciências políticas e jurídicas, sociologia e ciências da educação e….literatura africana.

A banca esteve aberta a partir das 11 horas no pátio de entrada da UAL na Rua de Santa Marta em Lisboa.

Valeu!!!
27 e 28 de julho


A convite da Plataforma da Mulher Africana, PADEMA  , o blog participou no último fim de semana de julho nas celebrações do dia da Mulher Africana com uma banca exclusivamente dedicada a obras da autoria de mulheres africanas : poesia, ficção, testemunhos, obras científicas, afrofeminismo, afrofuturismo, literatura infantil, tradição oral   e muitos mais livros poderão ser apreciados , fazendo parte de uma vasta  programação cultural em homenagem à mulher africana, na Casa Pia do Restelo em Lisboa. 

 

13 de Julho
Feira do Livro de São Tomé e Príncipe
44º aniversário da Independência
A convite da Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe MEN NON o blog participou mais uma vez na celebração da Independência de São Tomé e Príncipe.
Contribui com algumas publicações de autoras e autores santomenses na banca da MEN NON e montou banca de contos populares e literatura infantil africana.
No sábado das 11 às 20 horas, no Templo da Poesia do Parque dos Poetas em Oeiras.
Vejam aqui algumas fotos do evento .
4 a 6 de julho
 A convite da comissão de organização da Conferência Afroeuropeia 2019 em Lisboa o blog participou com muito orgulho com uma banca de obras de autoras e autores africanos e afrodescendentes com temáticas tão variadas como as da  própria conferência : Negritude, Afrofuturismo, Memórias de lutas, literatura afro-portuguesa, imigração, afro-feminismo, escravatura, .......
Que celebração ! Que ambiente! Foi uma experiência única e um privilégio de poder partilhá-la com tanta gente engajada e com tanta força e energia.

29 e 30 de junho
E mais uma vez o blog participou na Festa da Diversidade a convite do SOS Racismo. Desta vez foi o 20º aniversário da Festa com programação  espectacular, participação de mais de 30 associações comunitárias e políticas e os lemas : DIREITO DE VOTO PARA IMIGRANTES, RACISMO NÃO É OPINIÃO, É CRIME, VIOLÊNCIA POLICIAL MATA e NEM MUROS NEM FRONTEIRAS.

O blog participoua com obras de autoras e autores africanos e afrodescendentes ligadas a estas temáticas, com um enfoque na literatura infantil e sobre educação antirracista.

No fim de semana, na Ribeira das Naus em Lisboa, das 16 às 24 horas.  

Foi o máximo!

17 a 19 de junho

Conferência Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola
Conferência de Verão da Society for Pidgin and Creole Linguistics
         
Que desafio!!! O blog foi convidado a participar com uma banca de livros neste congresso sobre crioulos.

E aceitou! De 17 a 19 de junho participantes e não-participantes da conferência puderam  encontrar , admirar  e adquirir livros sobre e em línguas crioulas de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Haiti, Guadalupe, Martinique, Jamaica e Serra Leoa. E também alguma  literatura em português de Angola, Moçambique e do Brasil.
Quase exclusivamente de autoras e autores africanos ou afrodescendentes.
E apareceu muita gente na Biblioteca da Faculdade de Letras. Valeu!!!


25 de maio
Pela segunda vez, o blog participou no evento de celebração do Dia de Africa do Tabernáculo by Hêrnani em Lisboa,em Lisboa, na Rua de S. Paulo -esquina com as escadinhas da Bica. Das 13 horas até a festa acabar.

Com banca de livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes de temáticas panafricanas, panafricanistas e afrofeministas. 

Por volta das 19.30 horas assistimos a uma leitura encenada do livro "O Senhor da Dança" de Véronique Tadjo, editado pelas FALAS AFRIKANAS.

Que grande celebração do dia de África !

19 de maio
  O blog participou no 2º Encontro de Culturas Poéticas Lusófonas na TeatroEsfera de Monte Abraão.
Com banca recheada de poesia : antologias, poetas de vários cantos de África e do Brasil Negro.
Foi LINDO!

18 de maio


A convite do Festival Feminista, com riquíssima programação no mês de maio,  o blog participou de novo na feira de autorxs de zines e publicações independentes.
A banca foi montada com livros e fanzines de autoras afrofeministas das 14 às 19 horas no antigo mercado de Xabregas em Lisboa, na AR.CO. Fomos poucas, mas boas!

14 a 16 de maio
E a primeira banca de celebração do mês de África foi montada  a convite do  Nùcleo de Estudantes Africanos e Lusófonos da Universidade Nova de Lisboa.
 Livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes sobre variadíssimas temáticas - Literatura, Sociologia, História, Filosofia e muitos outros temas.
Houve programação riquíssima todos os dias no pátio da Universidade e em algumas salas. Muita gente apareceu, foi uma grande FESTA, valeu!
3 a 5 de maio
Feira Multicultural em Odivelas 

 A convite da NIMBA EDIÇÕESo blog participou na Feira Multicultural em Odivelas com uma  banca pequena, mas representativa da variedade da produção literária e teórica africana. 
Fomos poucos, mas bons, nesta primeira banca de celebração do mês de África -  haverá muitas mais este mês. 
7 e 8 de março
O blog foi convidado a participar no I Mulherio das Letras de Portugal com uma banca especial de celebração da mulher escritora africana e afrodescendente. Poesia, prosa, ensaios, fanzines, literatura infantil e científica estiveram presentes.
Vejam a programação do evento aqui.
8 de março foi dia especial de celebração da mulher africana neste evento com grandes mulheres artistas e ativistas . Valeu!


23 de fevereiro
Foi um prazer uma honra grande de poder participar  neste ciclo de conferências e debates do Roteiro para uma educação antirracista na Escola de Hotelaria em Setúbal.

Houve obras de cientistas, activistas e escritores negras e negros de vários países africanos e da diáspora, assim como muita literatura infantil  e juvenil.



Vejam a programação do evento aqui e não percam esta oportunidade para reforçar as lutas antirracistas nos outros eventos também. 
Vejam algumas fotos do evento e da banca aqui 

 




29 de janeiro até final de julho de 2019
O ano de 2019 iniciou-se com uma banca de livros de autoras e autores africanos que vai acompanhar mensalmente o Curso livre de História de Angola a convite da editora Mercado das Letras.
Haverá mesas específicas com temáticas pan-africanas, História e Literatura de Angola e com publicações dos diversos palestrantes deste curso. Vejam aqui a programação do curso.
A banca estará aberta ao público a partir das 17.00 até às 19.00 horas na sede da UCCLA, Av. da India 110 em Lisboa. 
Apareçam ! Divulguem!


15 e 16 de novembro

  Foi uma grande honra para o blog poder estar na rua a acompanhar este grande congresso de celebração da palavra feminina africana com uma homenagem especial a Alda Lara.

Além do livro de poemas de Alda Lara houve várias bancas com obras das autoras que serão referenciadas no programa, publicações das e dos palestrantes e moderadoras dos painéis e de muitas outras obras de autoras africanas e afrodescendentes. 

E um fanzine especial supresa com um poema de Deolinda Rodrigues.

Foi um evento muito especial com gente de vários continentes. Que haja mais!!!!

 


8 e 9 de novembro
A convite do ISCTE e do IP de Leiria o blog esteve presente neste congresso sobre educação em Africa no ISCTE em Lisboa.

Participou com publicações de autoras e autores africanos sobre a História de África, a Educação em África, a importância da tradição oral na educação em Africa, línguas africanas, literatura sobre infâncias e juventudes africanas e muito mais no Congresso sobre Educação em Africa COOPEDU. Muita gente apareceu e prestigiou esta contribuição. Bem haja! 

Vejam  aqui algumas fotos do evento e uma reportagem sobre a banca

 

25 e 26 de outubro no Porto

A Associação Men Non não pára. Mais um ano com Feira do Livro de São Tomé e Príncipe, desta vez no Porto. E mais uma vez o blog participou com livros de autoras e autores deste país, complementando a banca já recheada e os eventos de apresentação das novidades santomenses.


Vejam a programação e a lista dos livros no facebook da Men Non
Foi um sucesso . Vejam as fotos aqui 

12 a 14 de outubro

Mais uma vez o blog foi convidado a participar na Djass Arte, evento cultural e artístico que congrega todo o tipo de artes e reflexões.Vejam a riquíssima programação aqui

 

Foi um prazer poder complementar esta mostra com bancas de livros de autoras e autores african@s e afrodescendentes.



Destaques especiais, este ano ano, para Mário Domingues, Gungunhana, artistas plástic@s, escravatura, novidades de 2018 e, muito mais. Claro que houve uma banca especial infantil.

Que festa bonita, apesar de ameaças de furacão. Para o ano haverá mais....

 

9 de outubro

Culturas poéticas

A convite da TERTULIANA, o blog esteve presente em Monte Abraão, no Teatroesfera.  Mesmo ao lado do palco estava uma banca com mais de 120 livros de poetas africanas e africanos de várias gerações e países. 

O evento foi lindo, com muitas emoções e grandes performances. Quem não foi, perdeu.



45º Aniversário da Independência da Guiné Bissau
sábado, 29 de setembro
Queluz/ bairro do Pendão
Foi com um prazer enorme que o blog aceitou o convite do coletivo Consciência Negra para participar na celebração do 45º aniversário da independência da Guiné-Bissau no sábado, dia 29 de setembro, no espaço Pendão em Movimento no bairro do Pendão em Queluz.

Vejam pormenores da programação aqui.

Acompanhando a programação do evento, na banca de livros estiveram obras sobre as independências africanas , alguns textos teóricos e muita literatura da Guiné Bissau.

Foi uma boa oportunidade para comemorarmos esta enorme conquista.
 


23 a 26 de agosto
Mais um ano em que o blog foi à rua para participar nas Palavras Andarilhas em Beja. Contos tradicionais e modernos de autoras e autores africanos, literatura infantil e juvenil, algumas teorias sobre oralidade e identidades africanas e alguns focos especias para este ano : literatura infantil do Ruanda, literatura juvenil africana e muitas fábulas.

No Jardim Público de Beja , no Mercadinho Andarilho, não percam esta presença africana no calorzinho do Alentejo - de manhã até à noite. 
Muita gente apareceu neste evento maravilhosos com uma programação de choque : http://palavrasandarilhas.pt/palavras-andarilhas-2018/festival/
Todos os caminhos vão dar a Beja..... 
 

Domingo, 1 de Julho
 O blog foi convidado a participar na celebração de Cabo Verde no primeiro dia de uma programação que durará uma semana com uma programação cultural riquíssima. A banca esteve aberta o dia todo com obras literárias para crianças, jovens e adultos, em língua caboverdiana e portuguesa ,  de autoras e autores caboverdianos. Que festa  tivemos no Jardim da Parada, Campo de Ourique, Lisboa - nu pasa sabi !!!


22 a 24 de Junho
Neste fim de semana,  o blog participou na Festa PASSA A PALAVRA na Fábrica da Pólvora em Barcarena / Oeiras. Assistimos  a uma programação recheada  todos os dias . Vejam aqui .
A banca do blog acompanhou este evento de narração com livros de contos tradicionais e modernos e literatura infanto-juvenil de autoras e autores africanos. Valeu!!!

16 e 17 de Junho
Já neste fim de semana o blog participaou de novo na Festa da Diversidade promovida na Ribeira das Naus em Lisboa  pelo SOS Racismo com uma banca de literatura de autoras e autores africanos e afrodescendentes. 

Este ano, o foco esteve em alguns dos debates que precederam o evento durante o último mês :   Cultura, Educação e Racismo, Mulher Migrante,  Violência policial ,Década Afrodescendente.

  A festa foi ótima, a programação muito variada, desfrutámos  comidades e bebidas  das organizações comunitárias presentes e a resistência ao racismo e à intolerância.
 

25 de Maio
Foi no dia de África, que o blog esteve presente na celebração no Tabernáculo do Hernani, em Lisboa, na Rua de S. Paulo, a partir das 14 horas até acabar.
Houve uma pequena banca panafricanista e a apresentação / o lançamento da tradução de textos escolhidos de Patrice Lumumba com um apéndice/comentário facsimilado de Amílcar  Cabral .
A programação cultural foi fantástica e o lançamento um sucesso! 
Vejam aqui algumas fotos do evento.

22 a 24 de maio
Semana de África na Faculdade de Letras de Lisboa
As bancas de literaturas afrikanas da Semana de África começaram na Faculdade de Letras de Lisboa na terça feira dia 22 e estiveram no átrio da Faculdade até dia 24. Houve grande afluência para encontrar literatura africana e afrodescendente e obras de alguns teóricos e sociólogos africanos. Fiquwm ligados nos vários eventos do 


4 e 5 de Maio
O blog retomou as suas saídas de 2018 com uma pequena participação no Festival Internacional da Capulana, organizada pela PADEMA , Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, nos dias 4 e 5 de maio no Forum Lisboa.
Participou com uma banquinha de 25 livros ligados à temática: livros feitos de pano, livros com design de capulana e outros panos na capa, livros de conferencistas do festival e alguns outros.
Apareceu muita gente e juntos celebrámos uma tradição tão viva africana com conferências, filmes, debates, workshops e muito artesanato. 

10 e 11 de Março
O blog foi convidado a celebrar o dia e o mês da mulher junto com vários coletivos feministas  durante uma  feira de zines feministas em Lisboa , no Regueirão dos Anjos.

Tivemos uma banca afrofeminista de peso. 



 24 de Fevereiro de 2018
Para começarmos o ano de 2018 em cheio, o blog participou no evento "Portugal e a Escravatura : memória e continuidades" da associação Djass com uma banquinha especial com a obras de autoras e autores africanos e afrodescendentes dedicadas à temática da escravatura . Houve também um fanzine surpresa : A carta da Escrava Esperança Garcia do Piauí.
Vejam os detallhes do programa aqui.




20 de dezembro de 2017

O Sul da Língua

Na noite de 20 de dezembro o blog acompanhou o trio maravilhoso de Ana Sofia paiva, Cristina Taquelim e Clemente Samba numa noite dedicada à oralidade, aos contos, à poesia , tudo

ao Sul da Língua



No famoso espaço cultural africano B.Leza em Lisboa, com  banca com contos e poesia africana, com um enfoque especial em Cabo Verde e Moçambique.

Foi mágico!


15 a 17 de dezembro

Djass Arte
Que emoção!!!Foi um enorme prazer de participar 2ª edição da Djass Arte em Lisboa, no  Mercado das Culturas - Mercado do Forno do Tijolo.
Vejam aqui a programação fantástica com apresentações musicais, cinematográficas, teatro, artes plásticas, artesanato téxtil e muitas outras criações africanas. 

  A apresentação da reedição em português do clássico de Frantz Fannon "Pele Negra Máscaras Brancas " na sexta feira foi também um sucesso.

E houve, como sempre, mesas temáticas para muitos gostos. Este ano com um destaque especial para obras de ficção africanas adaptadas ao cinema. E muita literatura infantil , desta vez também de editoras moçambicanas, caboverdianas, santomenses, angolanas e ....do Ruanda.
Valeu!
Vejam algumas fotos do evento aqui

Men Non Solidária

25 de novembro 
Dia 25 de novembro à tarde a Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe celebrou o seu VII. aniversário duma forma solidária. 
Foram angariado fundos para apoiar os doentes santomenses em tratamento em Lisboa. O blog foi convidado a participar e foi um enorme prazer poder contribuir para esta causa e estar junto da comunidade. 


Gala de Fado 

14 de novembro
Mais uma vez o blog participou nesta gala de angariação de fundos  da ONG AID GLOBAL para , entre outros, um projeto de promoção de leitura nas escolas do distrito de Chibuto em Moçambique. Vejam as atividades atuais aqui
 
A banca solidária apresentou livros de autoras e autores moçambicanos com um grande enfoque na literatura infantil. 1 EURO de cada livro foi doado para a causa - num total de 18 EUROS.

Foi um grande evento com muita emoção! Esperamos o próximo ano.
25 a 27 de agosto em Beja
 O festival de contos do mundo de Beja convidou o blog para estar presente neste evento maravilhoso entre 25 e 27 de agosto.
Vejam aqui a programação recheada, que começou no dia 22 no antigo Hospital da Misericórdia.
Que grande partilha ! E o blog participou com contos populares, literatura infantil e juvenil e até livros de culinária, de autoras e autores africanos na sua grande maioria.
A festa foi boa na capital dos contos !


5 de agosto
Leituras divertidas no Pendão/ Queluz
A convite da Associação dos Estudantes Guineenses de Lisboa o blog participou na sessão de férias “Leituras Divertidas” na comunidade do Pendão . Houve histórias, conversas com contadores e escritores, troca de experiências de leituras e muitos livros de autoras e autores de todo o continente africano. Para todas as idades e todos os gostos.


 Vejam fotos e comentários do evento  aqui   !!!

CONTOS EM VIAGEM - CABO VERDE

12 a 30 de julho no Teatro Meridional em Lisboa 

Que aventura este convite do Teatro Meridional ! Foi com enorme prazer que o blog acompanhou este magnífico espectáculo à base de textos de autoras e autores caboverdeanos, estreado há 10 anos,  e que continua a ser um grande sucesso . 
Vejam aqui os pormenores.

De quarta a domingo, sempre uma hora antes do início do espectáculo - das 21 às 22 horas -  houve banca com contos e poesia de autoras e autores caboverdianos de várias gerações. Já entrámos no clima !

 

Festa de  42 anos de independência de São Tomé e Príncipe

15 de julho de 2017
E mais uma voz o blog teve o prazer enorme de colaborar  com a Associação de Mulheres de S.Tomé e Príncipe MEN NON na montagem de uma feira do livro de S.Tomé e Príncipe. Desta vez a  feira integrou-se na comemoração coletiva da independência no Castelo B das Portas de Benfica das 10.00 às 22.00 horas.
Que grande oportunidade para celebrarmos esta data tão importante junto com as várias associações culturais e sociais santomenses. Foi muito bom!


17 e 18 de junho de 2017
Mais uma vez o blog foi convidado a participar na Festa da Diversidade organizada pelo SOS Racismo na Ribeira das Naus em Lisboa .   Nas bancas de literaturas afrikanas poderam descobrir policiais, testemunhos e histórias de vida, obras d@s prémio Nobel african@s, histórias de guerras, violência, racismo e discriminação, fábulas africanas e algumas teorias de pensador@a african@s e afrodescendentes. A festa foi curta, mas boa e  desfrutámos das  músicas,  do artesanato e da gastronomia que refletem a diversidade cultural e social neste país e unimo-nos na  luta contra a violência, contra o racismo e pela liberdade de circulação. E mostrámos a nossa solidariedade com as vtimas do incêndio calamitoso em Pedrógão. 
 

27 de maio de 2017
Soprámos a primeira vela do aniversário da associação Djass 

na Casa Mocambo em Lisboa. O blog teve o prazer de participar na festa com uma banca com livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes  com as temáticas caras à associação : Anticolonialismo - com Amílcar Cabral, sempre, história da escravatura e testemunhos e investigações sobre a africanidade.

  A tertúlia sobre "afrodescendência hoje" com a escritora   Joacine Katar Moreira  .  foi concorrida e insoiradora. Preparamo-nos para o próximo ano!

 
22, 24 e 25 de maio
Semana Africana no ISCSP
Mais uma vez o blog teve o prazer de participar na celebração da Semana Africana organizada pelo Núcleo de Estudantes Africanos do ISCSP na Ajuda em Lisboa.

Com obras fresquinhas vindas de Cabo Verde, uma banca especial sobre a luta de libertação de Angola, teorias sociais e poliíticas de autoras e autores africanos e muita literatura africana.





13 de maio de 2017

Lançamento de peça de teatro do Lalaxu ! 
 Que emoção no Palácio da Cultura na Praia, em Cabo Verde !
Vejam detalhes em afrofanzine
23 a 30 de abril 2017
 Semana da Leitura na Praia / Cabo Verde
 A convite da Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada o blog participou, pela primeira vez  em África, com uma seleção de livros de autoras e autores africanos na Semana da Leitura na Praia em Cabo Verde. Que emoção!

O bestseller foi .... O Chiquinho de Baltasar Lopes. 
Aguardamos o próximo ano!


7 de janeiro de 2017
E o ano de 2017 começou logo com uma proposta de  feira afro . É com grande prazer que o blog foi à rua para acompanhar esta experiência diferente do Coletivo Kilomboewa. Com uma pequena banca com livros de e sobre Amílcar Cabral e aguns companheiros e companheiras de luta, e, para acompanhar o tema da conversa , algumas autoras africanas que focam os cabelos naturais.

Apareceu muita gente linda e interessante. Força! Que venham mais!

SUL DA LÍNGUA


B.Leza - 21 Dez - 22h30


ANA SOFIA PAIVA convida


ADRIANO REIS (Cabo Verde) ANDRÉ GAGO (Portugal)

 ÂNGELO TORRES (São Tomé e Príncipe) CELINA PEREIRA (Cabo Verde) 

COSTA NETO (Moçambique) MARCO SANTOS (Portugal) 

 MARIA ADELINA AMORIM (Angola/Portugal) MIGUEL SERMÃO (Angola) 

RAJA LITWINOFF (Literaturas Afrikanas) REGINA CORREIA (Angola/Portugal) 

TÂMARA BEZERRA (Brasil)
​SUL DA LÍNGUA é um projecto de celebração da Palavra. 

Um projecto à procura de encontrar o sul da língua como quem busca o sal da vida, na África dos contos. 

Cruzando leitura, canto e narração oral, o SUL DA LÍNGUA faz-se a muitas vozes, para dar voz à palavra dos grandes escritores da lusofonia africana e ao imenso oceano de oralidade onde cada um deles sacia a sua/nossa infinita sede de storia.

16 e 17 de dezembro de 2016

Os eventos natalícios africanos estão a bombar em Lisboa.  Que bom, o blog ter sido convidado a participar nesta mostra de criadores africanos e afrodescendentes organizada pela associação DJASS  em Lisboa, no Centro Comercial Picoas Plaza.

Houve banca de livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes, incluindo afrobrasileiros e afroamericanos : literatura infantil, poesia e prosa de combate anticolonialista e antiracista, obras feministas e alguns teóricos africanos, nomeadamente sociólogos e filósofos. 



Foi uma grande oportunidade para conhecer as novas tendências artísticas nesta cidade, com jmuiota arte, debate e reflexão ! Valeu!


10 de dezembro de 2016

O blog foi convidado a participar em mais um evento solidário  do blog Minha doce Africa a favor dos doentes santomenses na sede da ACOSP-Associação da Comuni8
dade de São Tomé e Príncipe.
Houve banca com uma seleção de literatura africana, com muitos livros infantis.
Que festa linda, com gente fantástica, solidária, divertida e engajada. Foi um prazer e uma honra de poder participar e contribuir com uma doação  para a causa.

Vejam aqui as fotos di sucesso deste bazar.


23 de novembro de 2016
literatura moçambicana 
na gala solidária da AID GLOBAL 
O blog  participou  neste evento solidário para contribuir com projetos de promoção de leitura com crianças e escolas em Moçambique da ONG AID GLOBAL .


A banca com livros de autoras e autores moçambicanos esteve  aberta no Cinema S. Jorge em Lisboa com contos, poesia, romances, ensaios e muita literatura infantil. 

1 EURO de cada livro vendido reverteu para a causa - 18 EUROS foram doados para a AID GLOBAL.


Quem veio,  desfrutou bem desta exposição literária moçambicana e do magnífico espectáculo de fado.



Festival IMIGRARTE
12 e 13 de novembro de 2016

  O blog teve a oportunidade de participar no Festival IMIGRARTE com uma banca de livros de autoras e autores africanos vivendo na diáspora em Portugal e em outros países no mundo.
Foi um prazer fazer parte de um evento com uma programação tão rica - ver a programação aqui - assegurada pelas associações e artistas do mundo inteiro que vivem e lutam diáriamente aqui em Portugal. 
Que grande aventura de diversidade, abertura, luta e convívio. Valeu !!!!
As fotos do evento em breve aqui



 
 
30 de setembro de 2016
 Mais um convite da Casa Mocambo : Acompanhando esta magnífica interpretação pelo actor moçambicano Klemente Tsamba de partes de Ualalapi,   livro clássico de Ungulani Ba Ka Khosa  , o blog montou uma banca com livros deste autor e outras obras moçambicanas, com enfoque em contos tradicionais, de autor e infantis.
Quem foi, adorou!!!
25 de setembro de 2016
 
A convite da Casa Mocambo o blog esteve presente nesta sessão de contos do meu grande amigo e fabuloso contador . Puderam encontrar uma pequena banca de contos africanos e alguns livros infantis e poesia de autoras e autores de São Tomé e Príncipe.
Valeu!


9 a 11 de setembro


O blog esteve 2 dias no evento POEIRAS  no Parque dos Poetas em Oeiras convite da plataforma de mulheres africanas PADEMA & FAMA  .


Confirma-se que o blog na rua não se enquadra nos espaços de celebração da lusofonia onde Africa, os seus países, as suas histórias, culturas e os seus povos não são considerados nem respeitados com a devida dignidade.
 Vamos aprendendo e filtrando. Até ao próximo evento! 

25 a 28 de agosto
Não há palavras para o que vimos, ouvimos e sentimos neste evento maravilhoso.

O blogue participou  com uma banca com livros infantis, juvenis e para adultos de contos tradicionais, populares e de autor, quase todos de autoras e autoras africanos. 
Vejam  as fotos do evento aqui
 

30 e 31 de julho de 2016
Dia da Mulher Africana 
Para comemorar o dia da Mulher Africana o blog foi convidado pela Associação de Mulheres de S. Tomé e Príncipe Men Non a participar nesta Feira. Estivemos na Casa Pia em Belém  com uma banca exclusivamente de livros de autoras africanas com quase 100 títulos de escrita africana no feminino.
A festa foi boa, com juita animação e muita comemoração. Valeu!





19 a 21 de julho
KOVA M FESTIVAL 2016 
Pela terceira  vez o blog foi à rua para a Cova da Moura para participar na V. edição do Festival da Juventude.

Houve bancas com livros infantis, juvenis, contos, romances, poesia, autobiografias, filosofias e teorias de autoras e autores de todo o continente e das várias diásporas africanas das 14 às 20 horas à frente da Biblioteca Ramos Rosa, no coração do bairro.




A acompanhar este evento, haverá também a possibilidade de colorir imagens relacionadas com Africa e as suas vivências sociais e culturais entre as 15 e as 18 horas.



A festa foi boa!

2 de Julho de 2016

no Reino Unido
Pela 3ª vez o blog participou na Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe da Associação MEN NON, desta vez fora de Portugal, no Reino Unido. Alguns autores clássicos da literatura santomense completaram a rica escolha de livros de escritoras e escritores deste arquipélago num evento que reuniu vários artistas santomenses e a diáspora santomense de vários países europeus.



Mais informações sobre o evento em TELAVENTOS


18 e 19 de junho
 Festa da Diversidade

Mais uma vez o blog participou na Festa da Diversidade em Lisboa, desta vez na Ribeira das Naus . A banca representou vozes africanas e afrodescendentes, com um enfoque especial em literaturas escritas em línguas africanas, em literatura de resistência e em vozes femininas. Pôde-se encontrar e conhecer livros de autoras e autores de quase todos os países africanos dos quais temos imigrantes, estudantes, artistas e  refugiados entre nós. Apareçam muitos que se juntaram à festa da celebração desta grande riqueza e diversidade e participem neste diálogo intercultural na defesa da liberdade de circulação e do direito de voto para imigrantes. 








23 e 24 de maio de 2016
E mais uma vez o blog teve a honra de poder participar na celebração do dia de África pelo Núcleo de Estudantes Africanos do ISCSP em Lisboa. Deram-se a conhecer autoras e autores africanos nas áreas de literatura, sociologia, filosofia e ativismos sociais e políicos.
Destaque para uma banca com os prémios Nobel africanos! 
Adorei o ambiente. Par o ano há mais!









24 de maio de 2016

A associação dos Reformados e pensionaistas de Massamá convidou o blog a participar numa das sua tertúlias de poesia que desta vez é dedicada a Cabo Verde.

A banca esteve à disposição de todos com mais de 40 obras de autoras e autores de Cabo Verde ou de origem caboverdiana, para verem, lerem, escolherem um poema para declamar e levarem uma lembrança para casa. 
Que momentos mágicos ! Espero que haja mais. 


30 de abril de 2016
A Casa Mocambo recebe "Conta-me Stória", uma viagem intercultural pela narrativa oral, musicada
A convite da Casa Mocambo em Lisboa, o blog participou este evento de contos para famílias com uma banca de livros infantis e de contos tradicionais de vários países africanos. Veja aqui o evento :
Houve muita música, stória, conversa e alegria. Queremos mais.....

22 e 23 de abril 2016
O Feitiço do Batuque


A convite da Associação Cultural Moínho da Juventude o blog participou no colóquio e no encontro internacional de batucadeiras com uma banca de literatura caboverdiana , em português e em crioulo, assim como alguns livros sobre a música de Cabo Verde. Foi uma celebração fantástica com muita emoção!
Sexta feira no Museu de Etnologia em Belém / Lisboa e sábado no Polidesportivo da Cova da Moura na Damaia/Amadora. Valeu!





17 de abril 2016
A Afrolis está de parabéns!

  Há dois anos nasceu um projeto que pretendia celebrar a vida dos afrodescendentes e negros a viver em Lisboa
Depois de muitos eventos, encontros, trocas de experiências e amigos novos, foi comemorado o 2º anversário com muita comida, alegria, histórias e música. E não faltaram os livros dos autres recomendados nestes anos todos.

Veja a programação aqui.
 

20 de março de 2016
vêspera do Dia Internacional de Poesia e

do Dia Internacional contra a Discriminação Racial


O blogue foi convidado para participar neste  primeiro evento poético
 da associação AFROLIS  no bar Tabernáculo em Lisboa.
 E foicom uma banca com 100 títulos de poesia  de autoras e autores africanos, 
publicados em Portugal, e não só.

A festa foi linda. Vejam aqui a galeria de fotos
 

10 de março de 2016


E 2016 começou em grande!  O blogue foi à rua a convite do Núcleo de Estudos Africanos da Faculdade de Letras de Lisboa e teve a honra de acompanhar uma sessão de cinema espectacular. Vejam o anúncio do evento aqui 
O realizador Manthia Diawara esteve presente e autografou o seu livro Não arredamos pé
Uma banca com livros de autores africanos traduzidos para o português e um foco especial para as autoras africanas, já que estamos ainda pertinho do dia 8 de março. 










21 a 23 de julho de 2015
 


Pela segunda vez, o blog foi convidado a participar no KOVA M FESTIVAL 2015 - Festival da Juventude da Associação Cultural Moínho da Juventude na Cova da Moura com livros de autoras e autores africanos. 
Além de uma banca com quase 300 títulos, houve o lançamento do livro "Operação Vôo da Aguia" do autor caboverdiano Armindo Martins Tavares no dia 22 às 18.30 horas, e  exposição-lançamento do fanzine A Kindumba da A.N.A  da autora angolana Chiquinha durante os 3 dias. 

Foi um sucesso!


 11 e 12 de julho de 2015
 

Pela segunda vez o blog participou na Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe em Portugal, organizado pela Associação Men Non no Instituto Português da Juventude em Moscavide.

Além de várias obras literárias de autoras e autores de S.Tomé e Príncipe, foram também expostos livros sobre este país.
No âmbito desta feira foi lançada também uma antologia de 12 novos poetas  santomenses, editada pela editora AFROFANZINE .

Vejam aqui uma reportagem da STP digital sobre o evento.



7 de junho de 2015


O blog foi convidado a participar na 8ª Festa da Diversidade em Lisboa no domingo.
Foi muito bom poder conviver com tantas propostas diferentes, tantas variedades culturais e com tanta  gente tão interessada em conhecer mais sobre as criações literárias africanas. 

 
25 a 27 de maio de 2015

O blog começou o ano de 2015 com a honra de poder contribuir nas comemorações da semana africana do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas de Lisboa com uma banca de literaturas de autoras e autores africanos. Acrescentaram-se ainda  publicações de vozes africanas nas ciências sociais e políticas.  Foi um ambiente de muitas surpresas, revelações, alegrias, desabafos e trocas riquíssimas. Um início em cheio!



9 a 12 de dezembro de 2014


O blog esteve presente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 9 a 12 de dezembro  junto com a Feira do Livro e da Banda Desenhada para divulgar
a 2ª edição do  Afrofanzine ParadoXos
literatura de autoras e autores angolanos


19 a 27 de setembrode 2014
O blog participou com 8 títulos  e uma caixa de surpresas literárias no Festival Internacional de Cinema Queer - Queer Focus on Africa em Lisboa . Os livros estiveram expostos no Queer Market no Cinema de S. Jorge e numa banca especial na Cinemateca de Lisboa, onde decorreram as sessões específicas. Vejam aqui a programação.
 
14 de setembro de 2014
Estivemos de novo no Largo do Intendente divulgando obras da literatura africana.
A banca foi conjunta com a Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada.
E,como SPECIAL GUEST convidámos o grande contador de histórias caboverdiano  Horácio Santos (Lalaxu) para conversar com quem aparecer e assinar o fanzine com o seu conto Nhu Manel Mentiroso .
Seguirão algumas fotos



27 a 30 de Agosto 2014 em Beja
DE 27 a 31 de  Agosto o blog esteve presente no XIII Festival das Palavras Andarilhas em Beja com uma banca de contos africanos  tradicionais e modernos.

Foi lançado o primeiro nº do AFROFANZINE com um dos contos mais conhecidos de Horácio Santos (Lalacho) Nhu Manel Mentiroso. Já no blog.
 Veja algumas fotos  


9 de Agosto 2014


No sábado 9 de Agosto, o blog Literaturas Afrikanas e a Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada    participaram (com uma banca conjunta) na Mostra de Arte Africana, no Largo do Intendente em Lisboa, com livros de prosa, poesia e banda desenhada representando a riqueza e variedade da literatura africana.

Reportagem sobre a mostra
e fotos no facebook

22 a 24 de Julho de 2014




A primeira feira de literaturas afrikanas está na rua, desde dia 22 até dia 24 de Julho no âmbito do festival da juventude KOVA M FESTIVAL da Associação Moínho da Juventude no bairro da Cova da Moura / Damaia. Romances, autobiografias, contos, bandas desenhadas , poesia, literatura infantil e juvenil, tradição oral, teatro e muitas outras manifestações literárias de 27 países da África subsahariana mostram-se a um público de origem africana.
E temos a participação especial de uma exposição de poesia visual do poeta angolano Heduardo Kiesse .
Cada dia aparecia mais gente para admirar esta grande diversidade e conhecer mais sobre os seus países de origem.
Fotos em breve


12 e 13 de Julho de 2014


O blog teve a sua primeira participação na IV. Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe 
nos dias 12 e 13 de Julho de 2014 em Lisboa com 2 livros de poesia deste país.
             Foi uma experiência muito boa - para o ano haverá mais!

3 comentários:

  1. Oi Raya, aqui é Nina que fala.Que inicitiativa fantástica suas!Abraco.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!

    Raja Litwinoff
    Tive o seu contacto através da Fundação Amílcar Cabral.
    Muito agradeço me informe onde poderei encontrar em Portugal publicações de Cabo Verde ?

    Recentemente foi apresentado na cidade da Praia um livro sobre Amílcar Cabral (A LUTA CRIOU) que eu tenho interesse em adquirir.
    Poderá ajudar?
    Desde já agradeço a sua atenção.

    Melhores cumprimentos,

    Cardoso Ayres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já tenho o livro. Pode contactar para literaturasafrikanas@gmail.com

      Eliminar