O blog na rua

De vez em quando o blog sai do espaço virtual para o real e divulga as LITERATURAS AFRIKANAS na rua. A convite de organizações africanas ou de promoção de atividades culturais africanas, o blog insere-se em eventos culturais e sócio-políticos, contribuindo com uma banca de exposição e venda de livros para que as literaturas afrikanas sejam mais conhecidas e valorizados por africanos, afrodescendentes e todas e todos que procuram conhecer e celebrar a africanidade.
Contacto para convidar o blog : literaturasafrikanas@gmail.com

 13 de maio de 2017

Lançamento de peça de teatro do Lalaxu ! 
 Que emoção no Palácio da Cultura na Praia, em Cabo Verde !
Vejam detalhes em afrofanzine
23 a 30 de abril 2017
 Semana da Leitura na Praia / Cabo Verde
 A convite da Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada o blog participou, pela primeira vez  em África, com uma seleção de livros de autoras e autores africanos na Semana da Leitura na Praia em Cabo Verde. Que emoção!

O bestseller foi .... O Chiquinho de Baltasar Lopes. 
Aguardamos o próximo ano!


7 de janeiro de 2017
E o ano de 2017 começou logo com uma proposta de  feira afro . É com grande prazer que o blog foi à rua para acompanhar esta experiência diferente do Coletivo Kilomboewa. Com uma pequena banca com livros de e sobre Amílcar Cabral e aguns companheiros e companheiras de luta, e, para acompanhar o tema da conversa , algumas autoras africanas que focam os cabelos naturais.

Apareceu muita gente linda e interessante. Força! Que venham mais!

SUL DA LÍNGUA


B.Leza - 21 Dez - 22h30


ANA SOFIA PAIVA convida


ADRIANO REIS (Cabo Verde) ANDRÉ GAGO (Portugal)

 ÂNGELO TORRES (São Tomé e Príncipe) CELINA PEREIRA (Cabo Verde) 

COSTA NETO (Moçambique) MARCO SANTOS (Portugal) 

 MARIA ADELINA AMORIM (Angola/Portugal) MIGUEL SERMÃO (Angola) 

RAJA LITWINOFF (Literaturas Afrikanas) REGINA CORREIA (Angola/Portugal) 

TÂMARA BEZERRA (Brasil)
​SUL DA LÍNGUA é um projecto de celebração da Palavra. 

Um projecto à procura de encontrar o sul da língua como quem busca o sal da vida, na África dos contos. 

Cruzando leitura, canto e narração oral, o SUL DA LÍNGUA faz-se a muitas vozes, para dar voz à palavra dos grandes escritores da lusofonia africana e ao imenso oceano de oralidade onde cada um deles sacia a sua/nossa infinita sede de storia.

16 e 17 de dezembro de 2016

Os eventos natalícios africanos estão a bombar em Lisboa.  Que bom, o blog ter sido convidado a participar nesta mostra de criadores africanos e afrodescendentes organizada pela associação DJASS  em Lisboa, no Centro Comercial Picoas Plaza.

Houve banca de livros de autoras e autores africanos e afrodescendentes, incluindo afrobrasileiros e afroamericanos : literatura infantil, poesia e prosa de combate anticolonialista e antiracista, obras feministas e alguns teóricos africanos, nomeadamente sociólogos e filósofos. 



Foi uma grande oportunidade para conhecer as novas tendências artísticas nesta cidade, com jmuiota arte, debate e reflexão ! Valeu!


10 de dezembro de 2016

O blog foi convidado a participar em mais um evento solidário  do blog Minha doce Africa a favor dos doentes santomenses na sede da ACOSP-Associação da Comuni8
dade de São Tomé e Príncipe.
Houve banca com uma seleção de literatura africana, com muitos livros infantis.
Que festa linda, com gente fantástica, solidária, divertida e engajada. Foi um prazer e uma honra de poder participar e contribuir com uma doação  para a causa.

Vejam aqui as fotos di sucesso deste bazar.


23 de novembro de 2016
literatura moçambicana 
na gala solidária da AID GLOBAL 
O blog  participou  neste evento solidário para contribuir com projetos de promoção de leitura com crianças e escolas em Moçambique da ONG AID GLOBAL .


A banca com livros de autoras e autores moçambicanos esteve  aberta no Cinema S. Jorge em Lisboa com contos, poesia, romances, ensaios e muita literatura infantil. 

1 EURO de cada livro vendido reverteu para a causa - 18 EUROS foram doados para a AID GLOBAL.


Quem veio,  desfrutou bem desta exposição literária moçambicana e do magnífico espectáculo de fado.



Festival IMIGRARTE
12 e 13 de novembro de 2016

  O blog teve a oportunidade de participar no Festival IMIGRARTE com uma banca de livros de autoras e autores africanos vivendo na diáspora em Portugal e em outros países no mundo.
Foi um prazer fazer parte de um evento com uma programação tão rica - ver a programação aqui - assegurada pelas associações e artistas do mundo inteiro que vivem e lutam diáriamente aqui em Portugal. 
Que grande aventura de diversidade, abertura, luta e convívio. Valeu !!!!
As fotos do evento em breve aqui



 
 
30 de setembro de 2016
 Mais um convite da Casa Mocambo : Acompanhando esta magnífica interpretação pelo actor moçambicano Klemente Tsamba de partes de Ualalapi,   livro clássico de Ungulani Ba Ka Khosa  , o blog montou uma banca com livros deste autor e outras obras moçambicanas, com enfoque em contos tradicionais, de autor e infantis.
Quem foi, adorou!!!
25 de setembro de 2016
 
A convite da Casa Mocambo o blog esteve presente nesta sessão de contos do meu grande amigo e fabuloso contador . Puderam encontrar uma pequena banca de contos africanos e alguns livros infantis e poesia de autoras e autores de São Tomé e Príncipe.
Valeu!


9 a 11 de setembro


O blog esteve 2 dias no evento POEIRAS  no Parque dos Poetas em Oeiras convite da plataforma de mulheres africanas PADEMA & FAMA  .


Confirma-se que o blog na rua não se enquadra nos espaços de celebração da lusofonia onde Africa, os seus países, as suas histórias, culturas e os seus povos não são considerados nem respeitados com a devida dignidade.
 Vamos aprendendo e filtrando. Até ao próximo evento! 

25 a 28 de agosto
Não há palavras para o que vimos, ouvimos e sentimos neste evento maravilhoso.

O blogue participou  com uma banca com livros infantis, juvenis e para adultos de contos tradicionais, populares e de autor, quase todos de autoras e autoras africanos. 
Vejam  as fotos do evento aqui
 

30 e 31 de julho de 2016
Dia da Mulher Africana 
Para comemorar o dia da Mulher Africana o blog foi convidado pela Associação de Mulheres de S. Tomé e Príncipe Men Non a participar nesta Feira. Estivemos na Casa Pia em Belém  com uma banca exclusivamente de livros de autoras africanas com quase 100 títulos de escrita africana no feminino.
A festa foi boa, com juita animação e muita comemoração. Valeu!





19 a 21 de julho
KOVA M FESTIVAL 2016 
Pela terceira  vez o blog foi à rua para a Cova da Moura para participar na V. edição do Festival da Juventude.

Houve bancas com livros infantis, juvenis, contos, romances, poesia, autobiografias, filosofias e teorias de autoras e autores de todo o continente e das várias diásporas africanas das 14 às 20 horas à frente da Biblioteca Ramos Rosa, no coração do bairro.




A acompanhar este evento, haverá também a possibilidade de colorir imagens relacionadas com Africa e as suas vivências sociais e culturais entre as 15 e as 18 horas.



A festa foi boa!

2 de Julho de 2016

no Reino Unido
Pela 3ª vez o blog participou na Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe da Associação MEN NON, desta vez fora de Portugal, no Reino Unido. Alguns autores clássicos da literatura santomense completaram a rica escolha de livros de escritoras e escritores deste arquipélago num evento que reuniu vários artistas santomenses e a diáspora santomense de vários países europeus.



Mais informações sobre o evento em TELAVENTOS


18 e 19 de junho
 Festa da Diversidade

Mais uma vez o blog participou na Festa da Diversidade em Lisboa, desta vez na Ribeira das Naus . A banca representou vozes africanas e afrodescendentes, com um enfoque especial em literaturas escritas em línguas africanas, em literatura de resistência e em vozes femininas. Pôde-se encontrar e conhecer livros de autoras e autores de quase todos os países africanos dos quais temos imigrantes, estudantes, artistas e  refugiados entre nós. Apareçam muitos que se juntaram à festa da celebração desta grande riqueza e diversidade e participem neste diálogo intercultural na defesa da liberdade de circulação e do direito de voto para imigrantes. 








23 e 24 de maio de 2016
E mais uma vez o blog teve a honra de poder participar na celebração do dia de África pelo Núcleo de Estudantes Africanos do ISCSP em Lisboa. Deram-se a conhecer autoras e autores africanos nas áreas de literatura, sociologia, filosofia e ativismos sociais e políicos.
Destaque para uma banca com os prémios Nobel africanos! 
Adorei o ambiente. Par o ano há mais!









24 de maio de 2016

A associação dos Reformados e pensionaistas de Massamá convidou o blog a participar numa das sua tertúlias de poesia que desta vez é dedicada a Cabo Verde.

A banca esteve à disposição de todos com mais de 40 obras de autoras e autores de Cabo Verde ou de origem caboverdiana, para verem, lerem, escolherem um poema para declamar e levarem uma lembrança para casa. 
Que momentos mágicos ! Espero que haja mais. 


30 de abril de 2016
A Casa Mocambo recebe "Conta-me Stória", uma viagem intercultural pela narrativa oral, musicada
A convite da Casa Mocambo em Lisboa, o blog participou este evento de contos para famílias com uma banca de livros infantis e de contos tradicionais de vários países africanos. Veja aqui o evento :
Houve muita música, stória, conversa e alegria. Queremos mais.....

22 e 23 de abril 2016
O Feitiço do Batuque


A convite da Associação Cultural Moínho da Juventude o blog participou no colóquio e no encontro internacional de batucadeiras com uma banca de literatura caboverdiana , em português e em crioulo, assim como alguns livros sobre a música de Cabo Verde. Foi uma celebração fantástica com muita emoção!
Sexta feira no Museu de Etnologia em Belém / Lisboa e sábado no Polidesportivo da Cova da Moura na Damaia/Amadora. Valeu!





17 de abril 2016
A Afrolis está de parabéns!

  Há dois anos nasceu um projeto que pretendia celebrar a vida dos afrodescendentes e negros a viver em Lisboa
Depois de muitos eventos, encontros, trocas de experiências e amigos novos, foi comemorado o 2º anversário com muita comida, alegria, histórias e música. E não faltaram os livros dos autres recomendados nestes anos todos.

Veja a programação aqui.
 

20 de março de 2016
vêspera do Dia Internacional de Poesia e

do Dia Internacional contra a Discriminação Racial


O blogue foi convidado para participar neste  primeiro evento poético
 da associação AFROLIS  no bar Tabernáculo em Lisboa.
 E foicom uma banca com 100 títulos de poesia  de autoras e autores africanos, 
publicados em Portugal, e não só.

A festa foi linda. Vejam aqui a galeria de fotos
 

10 de março de 2016


E 2016 começou em grande!  O blogue foi à rua a convite do Núcleo de Estudos Africanos da Faculdade de Letras de Lisboa e teve a honra de acompanhar uma sessão de cinema espectacular. Vejam o anúncio do evento aqui 
O realizador Manthia Diawara esteve presente e autografou o seu livro Não arredamos pé
Uma banca com livros de autores africanos traduzidos para o português e um foco especial para as autoras africanas, já que estamos ainda pertinho do dia 8 de março. 










21 a 23 de julho de 2015
 


Pela segunda vez, o blog foi convidado a participar no KOVA M FESTIVAL 2015 - Festival da Juventude da Associação Cultural Moínho da Juventude na Cova da Moura com livros de autoras e autores africanos. 
Além de uma banca com quase 300 títulos, houve o lançamento do livro "Operação Vôo da Aguia" do autor caboverdiano Armindo Martins Tavares no dia 22 às 18.30 horas, e  exposição-lançamento do fanzine A Kindumba da A.N.A  da autora angolana Chiquinha durante os 3 dias. 

Foi um sucesso!


 11 e 12 de julho de 2015
 

Pela segunda vez o blog participou na Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe em Portugal, organizado pela Associação Men Non no Instituto Português da Juventude em Moscavide.

Além de várias obras literárias de autoras e autores de S.Tomé e Príncipe, foram também expostos livros sobre este país.
No âmbito desta feira foi lançada também uma antologia de 12 novos poetas  santomenses, editada pela editora AFROFANZINE .

Vejam aqui uma reportagem da STP digital sobre o evento.



7 de junho de 2015


O blog foi convidado a participar na 8ª Festa da Diversidade em Lisboa no domingo.
Foi muito bom poder conviver com tantas propostas diferentes, tantas variedades culturais e com tanta  gente tão interessada em conhecer mais sobre as criações literárias africanas. 

 
25 a 27 de maio de 2015

O blog começou o ano de 2015 com a honra de poder contribuir nas comemorações da semana africana do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas de Lisboa com uma banca de literaturas de autoras e autores africanos. Acrescentaram-se ainda  publicações de vozes africanas nas ciências sociais e políticas.  Foi um ambiente de muitas surpresas, revelações, alegrias, desabafos e trocas riquíssimas. Um início em cheio!



9 a 12 de dezembro de 2014


O blog esteve presente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 9 a 12 de dezembro  junto com a Feira do Livro e da Banda Desenhada para divulgar
a 2ª edição do  Afrofanzine ParadoXos
literatura de autoras e autores angolanos


19 a 27 de setembrode 2014
O blog participou com 8 títulos  e uma caixa de surpresas literárias no Festival Internacional de Cinema Queer - Queer Focus on Africa em Lisboa . Os livros estiveram expostos no Queer Market no Cinema de S. Jorge e numa banca especial na Cinemateca de Lisboa, onde decorreram as sessões específicas. Vejam aqui a programação.
 
14 de setembro de 2014
Estivemos de novo no Largo do Intendente divulgando obras da literatura africana.
A banca foi conjunta com a Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada.
E,como SPECIAL GUEST convidámos o grande contador de histórias caboverdiano  Horácio Santos (Lalaxu) para conversar com quem aparecer e assinar o fanzine com o seu conto Nhu Manel Mentiroso .
Seguirão algumas fotos



27 a 30 de Agosto 2014 em Beja
DE 27 a 31 de  Agosto o blog esteve presente no XIII Festival das Palavras Andarilhas em Beja com uma banca de contos africanos  tradicionais e modernos.

Foi lançado o primeiro nº do AFROFANZINE com um dos contos mais conhecidos de Horácio Santos (Lalacho) Nhu Manel Mentiroso. Já no blog.
 Veja algumas fotos  


9 de Agosto 2014


No sábado 9 de Agosto, o blog Literaturas Afrikanas e a Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada    participaram (com uma banca conjunta) na Mostra de Arte Africana, no Largo do Intendente em Lisboa, com livros de prosa, poesia e banda desenhada representando a riqueza e variedade da literatura africana.

Reportagem sobre a mostra
e fotos no facebook

22 a 24 de Julho de 2014




A primeira feira de literaturas afrikanas está na rua, desde dia 22 até dia 24 de Julho no âmbito do festival da juventude KOVA M FESTIVAL da Associação Moínho da Juventude no bairro da Cova da Moura / Damaia. Romances, autobiografias, contos, bandas desenhadas , poesia, literatura infantil e juvenil, tradição oral, teatro e muitas outras manifestações literárias de 27 países da África subsahariana mostram-se a um público de origem africana.
E temos a participação especial de uma exposição de poesia visual do poeta angolano Heduardo Kiesse .
Cada dia aparecia mais gente para admirar esta grande diversidade e conhecer mais sobre os seus países de origem.
Fotos em breve


12 e 13 de Julho de 2014


O blog teve a sua primeira participação na IV. Feira do Livro de S.Tomé e Príncipe 
nos dias 12 e 13 de Julho de 2014 em Lisboa com 2 livros de poesia deste país.
             Foi uma experiência muito boa - para o ano haverá mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário